segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

O inesquecível primeiro dia de aula deles

Fui bombardeada hoje com vários amigos querendo saber como tinha sido o primeiro dia de aula das crianças. Posso adiantar que foi ótimo, eles se saíram super bem, melhor do que imaginei. 

Vou contar tudinho abaixo... 👇👇👇

Pela distância da escola à nossa casa (uns 2,5 kms), eles tem direito a ir e voltar de ônibus escolar. Mas hoje, por ser primeiro dia, resolvemos levá-los, deixando somente o retorno por conta do transporte. As crinaças precisam estar na escola às 8:10 da manhã. Chegamos uns 10 minutinhos adiantados (fomos cuidadosos com  o horário de acordar, já que conhecemos bem os bichinhos preguiça que temos e sabemos que não curtem acordar cedo). Na secretaria  da escola eles receberam agenda e tags pra por na mochila, indicando o número do ônibus que fazem parte. Os dois estavam ansiosos, mas calados, observando tudo. Um aluno da turma do Tomás chegou e recebeu a tarefa de levá-lo até a sua turma, apresentando-o ao professor. E lá foi meu menino grande pra sua sala do 6th grade, conhecer seus novos amigos e professores.

Como o Joca é menor, nos pediram pra levá-lo até o pátio atrás da escola, onde os pequenos se reúnem por uns 15 minutinhos pra brincar antes de entrar em sala. Detalhe, o pátio é aberto e hoje estava nevando muito, com temperatura por volta de uns 2 graus positivos. E as crianças estavam lá, tranquilas, vestidas apropriadamente e brincando na neve como se não houvesse amanhã. Impossível não lembrar na hora das mães no Brasil, que adoram encasacar e trancar em casa por qualquer ventinho... Bem,  Joca estranhou um pouco a quantidade de neve no pátio, mas o olhinho brilhou quando percebeu que ali teria muitos amigos pra brincar! São 5 turmas de kindergarden, umas 60, 70 crianças, imagino. Nos apresentamos à professora e ficamos lá observando até a hora deles serem chamados pra entrar em sala. E lá foi meu menininho, cheio de coragem, sem pestanejar, chorar ou reclamar. Saí de lá muito orgulhosa dos dois e sem nadinha de coração apertado, confiante mesmo! 



A aula termina às 14:30 e o ônibus deles tem previsão pra passar no ponto aqui na esquina de casa às 14:48. Temos como rastrear atrasos, tanto na ida, quanto na volta, através de um site que compila todos os ônibus escolares de Toronto. Quando neva, os atrasos são comuns, então essa é uma ferramenta bem útil. Mas como não tinha nenhum informe e pra não ter erro, às 14:35 tava eu e Oliver no ponto e o ônibus chegou um minutinhos depois da hora prevista, cheio de crianças felizes e, entre elas, meus filhos. Tudo tinha dado certo! As questões com a língua não foram obstáculos! Não conhecer ninguém não foi probl Foi difícil até escutar tanta novidade, pois um queria falar mais do que o outro....

👉 Na sala do Tomás tem 4 estrangeiros que entraram esse ano, ele não soube precisar de onde, mas chutou, pelos nomes,  países árabes. 👉 Eles tem um break, um almoço e outro break;. Ele disse que nos dois primeiros ficou sozinho, mas no terceiro já tava brincando com novos amigos. 👉 Ele tem apenas um professor na turma e uma outra que ajuda nas aulas de inglês como segunda língua. 👉 Ele tem aula de francês e disse que achou fácil. 👉 Acompanhou algumas coisas, fez alguns exercícios, tudo sem pressão e no tempo dele. 👉 Amanhã ele já tem um passeio (já tava marcado, só soube hoje), de ônibus, com o professor e toda a turma!

👉 Na sala do Joaquim, além dele, um menino da Rússia começou  hoje também. 👉 Ele tem uma professora que fica de manhã e outra à tarde. 👉 Ele tava muito empolgado com o pátio ter sido na neve e voltou cnotando que quando entram em sala, tiram toda a roupa de ficar lá fora e quando saem, vestem tudo novamente. 👉 As professoras usam um app onde a gente pode entrar em contato com elas (por e-mail tb) e ver fotos do que eles fazem na escola. Essa foto aí do lado foi ela quem tirou. 👉 Chegou do ônibus contando que teve um pequeno  probleminha: como come devagar, acabou não dando tempo de comer direito no almoço (são 45 minutos!!! ele come muito devagar!!!), mas tenho certeza de que com o passar dos dias ele vai se ajustando.

O horário dos dois se divide mais ou menos assim:

👉 8:10 - entrada / início da aula
👉 9:30 - break / lanche / retorno à aula
👉 11:00 - almoço
👉 11:45 - mais aula pós almoço
👉 13:00 - break / lanche / retorno à aula
👉 14:15 - termina a aula
👉 14:30 - entram no ônibus

Ambos levam uma lancheira térmica com almoço e dois lanches + água. No Braisl a gente tinha o costume de almoçar bem antes da escola  e fazer uma refeição mais leve ou um lanche na janta. Aqui será o contrário: um jantar fresquinho e mais completo e um almoço com as sobras do dia anterior, um lanche mais reforçado. 

É isso. Espero ter matado a curiosidade de vocês. Termino com o yellow bus, igual aos dos filmes, chegando com meus amores. Tô muito feliz e orgulhosa dos meus meninos! :-)










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários aqui! :-)

Encontros e Despedidas

Julho e Agosto foram meses especias e muito corridos! Tive minhas primeiras visitas em casa. E que visitas! Primeiro, meu pai, que ficou...