sábado, 6 de janeiro de 2018

Ano novo, casa nova

Feliz ano novo, minha gente!

Tivemos mais uma bateria de dias beeeeeem atarefados por aqui e hoje, finalmente, consegui voltar a escrever.

Pegamos a chave do nosso apartamento no dia 31/12, de manhã, e  então ficamos uma semana por conta de comprar, trazer, montar e organizar tudo por aqui. Alugamos um carro bem grandão pra caber tudo no menor número possível de viagens e aproveitamos essa semana com ele pra fazer tudo o que a gente queria e precisava fazer, mas que de metrô era mais complicado. No dia da virada, ficamos até de noite na função de comprar coisas pra mudar no dia 02. Acabamos o dia tão cansados, que preferimos brindar 2018 à meia noite do Brasil e capotamos um pouco antes da meia noite aqui de Toronto. Mortos, mas felizes. :-)
Dia 02, primeiro dia útil do ano, deixamos nosso apartamento do airbnb e fizemos nossa mudança propriamente dita (mas aproveitamos a calma do dia 01/01 pra fazer várias viagens e ir trazendo as coisas pra cá). E hoje, seis dias depois de pegarmos as chaves, posso dizer que a casa está ficando com a nossa cara. Deu um trabalhão danado, mas mais uma vez nosso trabalho em família-equipe funcionou e posso dizer que se nada mais der certo no Canadá, podemos arrumar um emprego de montadores da Ikea...

Eu explico! Ikea é a mais famosa loja de móveis daqui, um mix de Tokstok e Etna, bem bacana mesmo. Só que ao contrário das lojas brasileiras, é bem, bem caro pagar pra entregar em casa e montar, então o que quase todo mundo faz, ir na loja, comprar o móvel (que vem bem super embaladinho e compactado), colocar no carro, trazer pra casa e montar. Vem tudo super bem explicadinho nos manuais. Alguns móveis são bem trabalhosos, mas no fundo dá pra fazer tudo com boa vontade, paciência e alguém pra ajudar (muita coisa tem que ser montada em dupla). Nós montamos tudinho - estantes, beliches, mesa de jantar, armário, escrivaninhas, etc em 3 dias. As mãos estão em frangalhos, mas deu um orgulho danado e até os meninos ajudaram nas tarefas (e curtiram demais ter uma beliche pra dormir). O mais legal da Ikea é ver como as coisas funcionam: você anda pelo segundo andar da loja, vê tudo o que gosta e anota as referências. Depois, segue pro andar de baixo, onde existe toda a parte de miudezas, decoração,  utilidades, etc além de um estoque gigantesco, onde você entra com o código do que quer comprar nos computadores e ele te informa o corredor e prateleira onde você pode buscar. É colocar no carrinho e pagar. Simples assim. Sem vendedores, tudo no estilo faça você mesmo! O que mais me impressionou foi a organização e a compra dos colchões, que vem enroladinhos e super compactos. Fiz até um vídeo mostrado... 👇👇👇

Hoje, enfim, terminamos de abrir as malas e guardar roupas, sapatos, etc e agora falta só tirar as caixas da sala (tarefa pra amanhã), pra enfim a casa não ter mais resquícios de viagem. Engatamos agora na fase de morador mesmo, deixando pra trás essas primeiras quatro semanas corridas e agitadas. A geladeira e a dispensa já estão estocadas e o próximo passo é começar a decorar. Sinto falta de fotos, vasos, quadros, mas vamos aos poucos. Segunda-feira os meninos começam a escola. Quase um mês sem contato com outras crianças, já tava na hora! Estão ansiosos e um pouco apreensivos. Eu também. Mas sei que dará tudo certo e isso eu conto mais pra frente, num outro post. Será uma semana de muitas novidades!