sábado, 23 de dezembro de 2017

A escola

Definido o aluguel, a próxima parte da brincadeira é achar a escola pras crianças. Pra isso, temos algumas opções. escola privada (sem chance, cerca de 14 mil dólares canadenses anuais), escola católica (não curto a ideia) e escolas públicas. Fomos nessa.O primeiro passo é ir ao School Board, algo como uma secretaria de ensino, pra ver qual a escola da sua região. Aqui, no caso de escolas públicas, você é designado pra escola mais próxima do seu endereço. Até existem exceções, mas normalmente é assim. Então, de posse do nosso contrato de aluguel, lá fomos nós ao School Board, que fica bem pertinho, a uma quadra da nossa futura casa.


Tivemos aqui uma pequena saga... Na nossa primeira visita, fomos no dia do almoço de confraternização de fim de ano dos caras, e não conseguimos resolver nada. Voltamos no dia seguinte e descobrimos que a escola dos meninos seria a Avondale Public School e fomos instruídos a ir até lá fazer a matrícula. Aí vem a segunda parte da saga. Seguimos o google mapas pra chegar lá à pé (dá uns 12 minutos da nossa casa nova), sem perceber que a escola está temporariamente funcionando em outro endereço, pois estão fazendo uma nova já há 3 anos. Ela ficará pronta pro início do ano letivo de 2018 (setembro). Resultado, andamos até lá e demos de cara com uma obra... Esse dia tava bem frio, ventando, foi bem cansativo! Enfim, descobrimos o endereço certo e resolvemos pegar um uber!
A escola onde estão temporariamente é uma Middle School, para crianças entre 6o e 8o ano e estão dividindo o espaço com a Avondale. É bem aquele estilo de escola que vemos nos filmes, sem tirar nem por. Mas nesse dia não pudemos fazer a matrícula, pois tinha uma papelada burocrática pra preencher e marquei de voltar lá no dia seguinte. 

Mas pra resumir, meninos matriculados! A coisa boa, é que vão pra mesma escola. Eu tava meio grilada, pq TOmás vai pro 6o. ano e em muitos casos é num local diferente do Senior Kindergarden, do Joca. Mas a Avondale vai até o 8o e isso garante uma entrada mais tranquila dos dois. O que não é tão legal é que essa escola temporária é mais longe e não dá pra ir à pé. Entretanto, eles oferecem gratuitamente ônibus escolar daqueles amarelinhos (de filme tb) na ida e na volta, o que facilita. Também é legal pensar que ano quem, quando voltarem pra escola original, ela está novinha em folha! Dá só uma olhada nessas fotos que conta todo o processo de construção da nova esola 👉👉http://schoolweb.tdsb.on.ca/avondale/Home/The-NEW-Avondale-171-Avondale-Avenue/The-Photo-Page

Coisas interessantes: não preciso comprar material escolar como livros, cadernos, etc. Tô vendo minhas amigas no Brasil em pânico com os preços e isso é um alívio. Os meninos tb não tem uniforme, vão de roupa normal. É obrigatório ir de bota e snowsuit no inverno e eles deixam um tênis lá pra trocar quando chegam. Tem também um cabide pra cada um pendurar seu snowsuit. As crianças brincam no pátio aberto mesmo com frio e neve e levam almoço de casa em lancheiras térmicas. Claro que me preocupo um pouco com a chegada dos meninos num ambiente novo, sozinhos, sem conhecer a língua, mas fico tranquila em saber que só nesse ano letivo a escola já recebeu 22 alunos estrangeiros e que estão super acostumados a lidar com isso. Enfim, agora é esperar chegar o dia 08 de Janeiro pra vida nova dos dois efetivamente começar, já que agora estão em recesso de Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários aqui! :-)

Encontros e Despedidas

Julho e Agosto foram meses especias e muito corridos! Tive minhas primeiras visitas em casa. E que visitas! Primeiro, meu pai, que ficou...