quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Os amigos que os filhos me deram

Posso ficar horas aqui dissertando sobre as delícias de ser mãe. Sobre como meus filhos trouxeram vida à minha vida, como me fortalecem, me dão coragem e me ensinam. Ser mãe é uma tarefa dura, cheia de desafios e responsabilidades, mas com uma quantidade infinita e incrível de benefícios. E posso dizer, seguramente, que uma das coisas mais importantes que a maternidade me trouxe chama-se AMIGOS.

Meus filhos tem amigos incríveis. Alguns, desde o berçário, com uma cumplicidade que mesmo a distância, por não estudarem mais na mesma escola, conseguiu apagar. Já outros são recentes, mas com uma conexão tão, tão forte, que não fosse eu agnóstica, acreditaria ser coisa de outras vidas. E muitos foram descobertos ao longo dos anos, no dia a dia mesmo. O bacana é que eles se misturam, se conhecem, trazem mais amigos e formam conexões ainda mais fortes.

Quando a gente vira mãe, tem duas opções: se jogar no mundo dos  filhos, conhecer e vivenciar seus amigos ou ser mais reservado, sem se misturar tanto. Eu escolhi, de cara, a primeira opção. Mergulhei de cabeça nesse mundo quando meu primeiro menino nasceu e não saí mais: marcava saídas, inventava de trazê-los aqui pra casa, planejava festas do pijama, organizava presentes das professoras, enfim... eu gosto de fazer parte desse meio. E nesse mergulho vieram as mães dos amigos, todas no mesmo barco que eu, buscando fazer parte da vida dos pequenos, aprendendo, acertando e errando sobre maternidade. Tarefa complicada de se fazer sozinha...

E vou te dizer... eu tive uma sorte imensa! Os amigos dos meus filhos são incríveis porquê tem mães incríveis. E assim como eles, nós nos conhecemos, misturamos e formamos belas conexões. Viraram minhas amigas, muitas daquelas que a gente conta segredo, divide angústias, viaja, faz planos e quer que faça parte da nossa vida mesmo, sabe?

Tô contando tudo isso pra dizer que hoje fizemos um encontro com os amigos de escola, pra celebrar o fim do ano e nos despedir. E foi tão bom, tão gostoso! Tavam lá todas (ou quase todas) aquelas carinhas que eu conheço há tanto tempo, algumas que literalmente eu vi bebê e conheço há 8, 9 anos. E tavam também as mães, com quem eu já dei tantas risadas em festinhas e discussões de whatsapp, que viraram amigas, cúmplices e parceiras de chopp (por que não?).

Há 9 anos nós escolhemos a escola que os meninos estudam até hoje. Uma escolha bem pautada na filosofia proposta e  no que acreditamos como ser o certo em educação. Nesse tempo, renovamos anualmente as nossas convicções de que ali era o lugar certo pros nossos filhos, onde estariam cercados de amor, ensinamentos, valores e, claro, amigos. Sou apaixonada pela escola deles e sei que essa vai ser uma das questões mais difíceis de acostumar no Canadá. Ousaria dizer que tanto pra eles quanto pra mim.

Sou muito agradecida pela nossa escolha de pais, ter nos levado à pessoas tão bacanas e que compartilham do nosso conceito de SERMOS PAIS . Muitas delas estavam lá hoje à noite, celebrando a nossa decisão, nos munindo de coragem pra seguir em frente e desejando sorte. Tê-los por perto hoje deu uma pontinha de tristeza pela saudade que ficará, mas a certeza de que nossos caminhos estão no rumo certo. E sei que apesar da distância, estarão juntos de alguma forma, e  torcendo por nós. Da minha parte, tudo que posso dizer é: obrigada por fazerem parte da vida dos meus filhos e da minha. E que tem um cantinho esperando pra receber vocês em Toronto! Eu vou amar receber as amigas, e as crianças também!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários aqui! :-)

Encontros e Despedidas

Julho e Agosto foram meses especias e muito corridos! Tive minhas primeiras visitas em casa. E que visitas! Primeiro, meu pai, que ficou...