terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Colocando ordem na bagunça

Começar do zero não é fácil. A gente passa algum tempo sem identidade, sentindo-se meio nu. Encerramos várias coisas no Brasil, mas ainda não resolvemos as mesmas por aqui. Quer dizer, agora começamos. Ontem fechamos o plano de celular e viramos pessoas conectadas full-time novamente, sem depender de achar wi-fi  (nesse ponto Toronto é super bem servida e tem em todo lugar). Hoje foi a vez de comprar o Presto Card (cartão pré-pago com entradas para o transporte público), tirar o SIN number (algo como um CPF que te permite recolher previdência quando trabalhar) e, finalmente, abrimos uma conta no banco - Scotiabank foi o escolhido. Aparentemente são todos meio que iguais e esse é o que mais nos foi simpático. Em uma semana chegarão nossos cartões de crédito e poderemos começar a construir um credit history, ou seja, um histórico de crédito, que nos permitirá ter facilidades no futuro. Amanhã será dia de visitar mais apartamentos (começamos a ver nessa segunda), na tentativa de achar, ainda essa semana, um lugar pra chamar de nosso!

as ruas ficando branquinhas
Junto com algumas soluções chegou a neve, que já tinha aparecido de forma tímida, mas que ontem deixou tudo braquinho, braquinho! Os meninos ficaram doidos! Só que com a neve, vem a necessidade de usar bota especiais, impermeáveis, senão a gente molha o pé e, literalmente, congela. A gente andou pacas, mas conseguiu encontrar uns modelos bacanas, com preços legais. Elas precisam ser confortáveis e seguras (e bonitas, de preferência), pois junto aos casacos serão nossas melhores amigas nos próximos meses. Sobre eles, você vê os mais diferentes modelos nas ruas, mas o que mais tem são uns compridos, na altura da coxa, impermeáveis e com pelinho no capuz (parece frescura, mas na hora que o vento chega com vontade, ajuda demais!). Um item que eu não curto muito, mas hoje senti falta, é a luva. Dei um pulo numa farmácia / mercado à noitinha e esqueci de levar. Na ida foi tranquilo, só colocar as mãos nos bolsos do casaco, mas na volta sofri 3 quarteirões carregando sacolas, com as mãos de fora. Nota mental: não esquecer as luvas jamais!



Botas impermeáveis: nossas melhores amigas nos próximos meses


mapa do path em downtown
Toronto é uma cidade super preparada pro frio. Hoje pegamos cerca de -6 (com um vento brabo), mas em partes da cidade existe a opção de andar por PATHS. São caminhos subterrâneos que ligam kms e mais kms, quarteirões e mais quarteirões de parte da cidade na área de downtown. Esses caminhos são cercados de lojas, restaurantes, entradas pro metrô, bancos, estacionamentos, acessos direto pra prédios, etc. Uma verdadeira cidade debaixo da cidade. Andamos por boa parte dela até chegar ao city hall, pra fazer o tal do SIN number e ainda assim não conhecemos tudo. Se não fosse o fato de ter que carregar os casacos, você chegaria a esquecer que tem uma friaca no andar de cima. Aliás, sobre os casacos, um fato curioso: o meu tem uma espécie de alça interna, que você prende nos ombros, tipo uma mochila, e quando entra num desses lugares aquecidos, não precisa tirar o casaco todo e carregar no braço o peso, basta tirar as mangas e carregar nas costas. Ponto pra quem inventou essa facilidade, pois as mãos ficam livres.


Por último, preciso comentar como a vida moderna facilita a vida de quem se aventura a viver no exterior. Lembro que em 2001, quando fiz uma pós graduação em Boston, EUA, tinha que comprar créditos e cartões pra falar com meus pais. E era só por voz! Era complicado matar a saudade. Hoje, felizmente, existe a facilidade das chamadas de vídeo do whatsapp, skype e facetime, que faz a gente ficar mais pertinho e permite as crianças mostrar aos avós como é a neve na rua em frente de casa, ou dar parabéns pra sua filhada. Priceless! Aliás, hoje os meninos ficaram felizes da vida pois eu consegui achar, num mercadinho aqui perto, água de coco e suco de uva. Essa parte talvez esteja sendo a mais complicada: a adaptação deles à comida. Como temos passado os dias na rua, acabamos comendo fora e eles não são crianças de gosto fácil. No mercado tenho tentado comprar diferentes marcas de leite com chocolate, pois aqui não tem Nescau, o que eles estavam acostumados a tomar no café da manhã. Mas como as gente já sabia, é tudo questão de hábito e sabemos que já já eles começarão a criar suas preferências no que temos por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários aqui! :-)

Encontros e Despedidas

Julho e Agosto foram meses especias e muito corridos! Tive minhas primeiras visitas em casa. E que visitas! Primeiro, meu pai, que ficou...